domingo, 20 de novembro de 2011

O Desafio de Ser Referência

Ser exemplo para outras pessoas é mostrar que se pode mudar. Quantas vezes ficamos horas e horas dando conselhos, sejam eles amorosos, sobre o que fazer, o que não fazer, aonde ir, aonde não ir, e de imediato nos falam: “ É fácil falar, o difícil é fazer.”

Muitas vezes, queremos mostrar autoridade, impondo regras e limites nas pessoas, sendo que nós mesmos não o fazemos. Muitas vezes, deixamos que nossas ações, falem mais alto do que nossas palavras, porque convenhamos que é muito mais fácil você falar, delegar, do que propriamente fazer o que está sendo dito.

Desde pequenos somos estimulados a dar exemplo, quando fazemos algo de errado e nosso irmão mais novo quer fazer igual, logo nossas mães vêm com aquela velha frase: “Você é o mais velho, tem que dar exemplo.” De cara não é muito bom ouvir aquilo, mas quando o tempo passa vemos que apesar daquela frase ser praxe na vida de um adolescente, faz realmente algum sentido, pois reclamos do que os outros fazem sempre, até nos tempos de hoje, e fazemos o mesmo, quando não pior.

Em todas as ocasiões de nossas vidas, precisamos ser exemplo, seja quando pai, quando chefe, como amigo, como aluno, como irmão, como líder de um determinado projeto e afins.

Como ensinar uma criança que conservante faz mal se os pais não deixam de comprar bolachas e refrigerantes?

Imaginemos que hoje somos chefes de uma empresa X, se pedirmos a nossos colaboradores uma conduta qualquer, por mais óbvio que pareça, todos esperam que você haja da mesma forma. Assim como eles têm um determinado horário para chegar, o seu papel como exemplo seria estar lá antes deles.

Ser uma pessoa exemplar na escola exige uma rotina de estudo tanto na escola quanto em casa, a pessoa se esforça e gasta tempo para compreender melhor o assunto estudado. Para se alcançar qualquer objetivo de vida, o seu esforço se faz necessário, em contrapartida o resultado será não apenas seu sucesso como pessoa, mas também será julgado como um exemplo a ser seguido por outras pessoas.

Sempre que uma pessoa deseja ser exemplo ela precisa trabalhar de alguma forma para que seu objetivo seja destacado das demais pessoas, é preciso ter uma rotina que nos permite exercitar nosso lado a ser destacado. Para ser diferente e exemplo é preciso primeiramente mudar.

Sendo assim, a partir do momento que damos conselhos, e não o seguimos, perdemos a referência, se estamos expondo uma ideia, é porque acreditamos nela, logo, devemos seguir o mesmo caminho, mostrando que aquilo é realmente o certo a fazer, buscando ser sempre EXEMPLO de que vale a pena seguir, ouvir o que está sendo dito.

1 comentários:

Enzo Schneider disse...

Texto magnifico. Hoje vendo este blog de voces, muito bem recomendado por minha esposa, encontrei o meu lugar. Continuem desta forma, que voces vao longe. Parabens equipe.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting