quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Roda de Consumo que Alimenta o Capitalismo


Na postagem "Refletindo sobre Música" fiz uma menção a "roda de consumo que alimenta o capitalismo" e achei que não era ali o melhor lugar para me aprofundar e explicar o que eu quis dizer com este termo.
Bom, este é o lugar: POLÍTICA. Primeiramente, antes de se assustar com a palavra e ir para o link de HUMOR, leia um pouco e tire algumas conclusões.
A roda do consumo que alimenta o capitalismo, é algo complexo, que já está instalado na sociedade há muito tempo, e o pior é que, todos nós sabemos disso, e nada fazemos para mudar a situação, estamos acomodados com nossos salários e com nossas novelas e ... Bom vamos logo ao ponto explicar os principais fatores!

Onde isso tudo começa?
Primeiro, nossa forma de governo é "capitalista", ou seja, manda quem detem o capital, e esses detentores do capital infelizmente, não estão preocupados com o Joãozinho nem a Mariazinha que estão nas lojas, fábricas, escritórios etc.. trabalhando incessantemente com um compromisso inabalável para aumentar os lucros da "empresa". Essa forma de governo proporciona e da autonomia ao dinheiro, e isso agrava e torna muito clara a desigualdade entre classes. Por isso, para toda essa engrenagem funcionar, é muito importante haver na sociedade uma cultura "consumista", e é nessa parte que as " mídias exercem um papel fundamental". Mas peraí, porque as mídias participam desse jogo?

Mas porque as mídias participam deste jogo ?
O que alimenta e mantém as mídias são as grandes indústrias, seus comerciais, propagandas e acordos são quem pagam os salários exorbitantes que nossos artistas ganham, por isso há um esforço enorme por parte das emissoras, em passar uma programação totalmente voltada para acomodar o cidadão. Nossos jornais passam sempre as mesmas notícias ( só mudam os nomes e os lugares) enquanto o que realmente importa não é noticiado, com isso muda-se o foco, e as pessoas pensam - "se não passou no jornal é porque não era importante". Nossas novelas são sempre em horários estratégicos, primeiro chega-se cansado do serviço e fica-se indignado com o noticiário, e todas as coisas ruins acontecendo no mundo, logo em seguida, chega a novela com seu efeito anestésico, e te proporciona a fuga da realidade. Além dessa fuga, a novela impõem dogmas e te torna consumista, pois a todo momento exibe em sua tela pessoas felizes, com carros luxuosos e vidas de privilégios, tenho certeza que nem 10% da nossa população se identifica com o padrão de vida mostrado, mas todos passam a querer ter, comprar, consumir, mesmo sem saber o porque, e para poder ter, comprar, consumir, é preciso trabalhar e aceitar todo tipo de imposição. Depois de todo esse processo, te tiram o lazer e a cultura, te ensinam que lazer é o futebol no domingo, e que cultura é basicamente a música mais tocada na rádio. E você simplesmente acredita, não questiona pois está sendo ensinado a aceitar isso desde muito cedo, e sabe porque? Porque esse tipo de imposição ao sistema começa lá na sala de aula.

Como assim na sala de aula?
Os países mais desenvolvidos do mundo, independente de sua forma de governo se destacam porque a sua EDUCAÇÃO é de qualidade, esses governos que focaram investimentos nos homens do futuro (as crianças) não tardaram a receber o retorno esperado, e hoje são grandes potências. Qualquer governante ou mesmo cidadão no Brasil sabe que a solução para que o país evolua está na educação, mas porque não investem, porque deixam o ensino público a maneira que está? É simples, "generais formam soldados" , o governo precisa de massa de modelar, precisa de mão de obra barata e principalmente, precisa de pessoas ignorantes, pessoas que não conheçam o seus direitos e que não lutem por mudanças, pessoas que aceitem esse sistema que lhes é imposto.
Pagam um salário ridículo aos professores, fornecem escolas sem estrutura nenhuma e disponibilizam uma didática totalmente voltada para a decoreba do vestibular, nas salas de aulas não debatemos política, economia, qualidade de vida, e por isso, esses temas nos parecem tão chatos e fora do contexto do nosso dia-a-dia. Na infância não aprendemos, apenas decoramos, não debatemos, apenas aceitamos, e por esse motivo saímos prontos ... prontos para sermos o funcionário de mês, moldados e inofensivos, ou seja, nos tornamos o "típico cidadão brasileiro acomodado e consumista".


PROFESSORA AMANDA GURGEL SOLTANDO O VERBO:




Música para se ouvir enquanto se lê: Viva la Revolucion (Forfun)


8 comentários:

Anônimo disse...

Juninho faz o favor de trancar a facu e fazer Jornalismo ???? Pô, não consigo ver vc em Sistemas de Informação ... vc seria um mega jornalista !!!
Pensa nisso ... ;)

Anônimo disse...

Olá! Estou acompanhando as postagens que vocês fazem no blog, lendo uma de cada vez. Gostei muito do que já li, pois me interesso por muitos assuntos citados. Juninho como eu já havia dito, você tem um cabeça fora do comum. Parabéns ... Vocês estão fazendo um bom trabalho.. Meu contato ny_nica@hotmail.com ... Wesliana.

Anônimo disse...

adorei o blog,muito bom mesmo,demorei para conhecer mas eu acabo de perceber que perdi tempo de mais!!!!parabens mesmo...

Anônimo disse...

Bem, tudo isso q foi dito é o que vemos no nosso Brasil. Mas a questão é como olhar pra isso tudo e ver de maneira diferente o que é tão absurdo! Vamos deixar de ser hipocritas e assumir que o povo brasileiro é acomodado com essa situação em que vivemos, quem coloca os politicos no cargo é o POVO, o mesmo que vota em Tiririca é o mesmo que cobra melhorias do governo. Escolas publicas tem sim um puta defcit no orçamento, em qstão ao corpo docente e estrutura... mas alguem já viu como os alunos "tratam" a escola? Não é soh por falta de orçamento que as escolas publicas são o lixo que são, os alunos são na sua maioria os principais causadores de vandalismo nas proprias escolas. Isso ngm ve e soh sabem meter o pau no governo, ambulantes na rua que vendem sem autorização e quando são cobrados destroem proprieades de pessoas que pagam alissimos impostos mais estão dentro da lei. Vamos parar pra pensar um pouco e ver além do que o governo faz ou não faz, o povo é ignorante mas não por falta de escolaridade e sim por falta de carater e bom senso. O Brasil é assim e não vai mudar, o povo brasileiro gosta de ficar de olho fechado e no maximo quando abrir e pra pegar alguma fatia do bolo.

Ciça disse...

Você já disse tudo: Educação é a base de tudo! Aí vem o eslarecimento, a conscientização e a Ética. É um "círculo vicioso" que passa de pai para filho. evidente que há as raras exceções.Estrutura familiar, também depende de EDUCAÇÃO.

Unknown disse...

Mais uma vez parabéns...adoro vc seus posts assim como sua maneira de enxergar o mundo...Tenho muito orgulho de tê-lo como amigo...beijos
Vania Zen

RegianeCM disse...

Muito Bom Junior!!!!
Infelizmente é tudo verdade...

Luiz disse...

Júnior , cara sencasional ...

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting