sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Que é Felicidade?


Qual o real significado de felicidade? O que é ser feliz para você?
Quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com essas perguntas, meio que sem respostas de imediato... O que responderiam caso eu fizesse esta pergunta agora? Fica aí o desafio!
Eu responderia com uma frase que li em algum lugar: "A felicidade é o dom de se julgar feliz."
O conceito de felicidade já não é mais o mesmo, como há tempo atrás...
Hoje, ser feliz é limitado a ter um emprego que te dê satisfação e prazer, e que principalmente, te renda lucros, uma vida que te proporcione viagens, carros luxuosos, casas em diversos lugares, roupas de diversas marcas, etc., mas será mesmo que é realmente só isso que importa? Não contradigo ninguém que adota esta filosofia de vida, pois vivemos neste "mundo", onde precisamos seguir alguns padrões, se não seremos deixados para trás, mas devíamos abrir a mente para o mundo que está a nossa volta, reavaliar valores que foram extintos, esquecidos, e botá-los em prática novamente.
Um dia desses perguntei à uma pessoa excepcionalmente importante em minha vida o que era felicidade para ela. Em simples palavras, ela respondeu: "A felicidade é feita de momentos, não existe felicidade em plenitude, mas onde eu encontro a minha felicidade, é em ajudar os outros."
Sabe aquela luz no fim do túnel? Foi ali que eu vi, que ainda existem pessoas realmente felizes, que trás aquela essência de felicidade que falta nas pessoas, no ser humano consumista de hoje em dia. Claramente que não quero que ninguém morra de fome, mas queria que ao menos não tratassem como prioridade, coisas que não devem ser tratadas como tal. O que realmente importa é ser feliz de sua maneira, com as pessoas que se sente bem, aquelas verdadeiras, que desde sempre estão lá com você, te amando da maneira que você é, não pelo que você tem, compartilhando coisas "tolas" aos olhos de muitos ignorantes, aquelas que poderiam passar mil anos sem te ver, que te amaria da mesma forma. Creio que nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros. A alegria do próximo começa muitas vezes no sorriso que você lhe queira dar. Já pensou em alguma vez o quanto seu sorriso é importante para alguém? É essa essência que mencionei anteriormente. Dá pra sentir a diferença entre os dois mundos? Vou contar uma breve história para ficar mais claro...
Um homem muito rico, viajou para uma ilha, onde tinha riachos de água cristalina, cachoeiras, árvores e muito peixe. Caminhando pela ilha, encontrou um caboclo numa rede, admirando aquele imenso mar. Puxou conversa com o mesmo, e mencionou quão era lindo tudo aquilo. Então pergunta:
- Há muitos peixes neste mar?
O caboclo prontamente respondeu, dizendo:
- É só jogar a rede que pesco quantos quiser.
- Por que não pesca muitos peixes?
- Ora, para que? - diz o caboclo.
- Para vender, você pega um montão de peixes e vende!
- Para que?
- Com o dinheiro você compra mais um barco, pega mais peixe e ganha mais dinheiro.
- Para que?
- Você vai juntando, cada vez mais dinheiro, compra cada vez mais barcos, até chegar um dia em que você terá uma indústria de pesca.
- Para que?
- Ora, meu homem, você então será um homem poderoso, um homem rico, terá tudo que quiser, tudo o que sonhar, poderá comprar um iate como o meu, poderá comprar uma ilha como esta e então ficar o resto da vida descansando, sem preocupações...
O caboclo serenamente respondeu:
- E o que estou fazendo agora?





Percebemos que tudo aquilo que o homem rico dissera, o caboclo já tinha ali, ele tinha tudo o que queria, o que sonhava, e estava descansando sem preocupações. Ele era feliz com aquele pouco que tinha, não precisava de ostentações como o homem rico, aquele homem moldado a ligar felicidade com dinheiro, que na maioria das vezes, não é tudo.
A imagem acima ilustra bem o que queremos dizer, pois estes são os verdadeiros rótulos dados pela sociedade para estes tipos de pessoa, mas quem é realmente feliz? Você é feliz?



Música para ouvir enquanto se lê: Felicidade (Marcelo Jeneci)

1 comentários:

Gabriel B. disse...

Parabéns pela postagem meu caro.


http://darkvermilion.blogspot.com/

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting