quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Monarquia

É chamada de Monarquia, qualquer forma de governo cujo titular tanto pode ser um rei, uma rainha, um imperador ou imperatriz, ou príncipe, etc. Também os filósofos gregos deram à palavra "monarquia" sentidos diversos. Aristóteles, por exemplo, distinguia quatro tipos de monarquia: o reinado nos moldes do de Esparta, que se caracterizava pelo generalato perpétuo; os reinados bárbaros, que eram hereditários e despóticos; as ditaduras que, embora fossem eletivas, legais e temporárias, eram despóticas durante o seu período de duração; e os reinados mais comuns no período heroico da Grécia, hereditários e se estendiam no poder e limite, nesses quatro, somente o segundo e o terceiro tipo, conforme definição do próprio Aristóteles eram verdadeiramente monarquia, pois apenas neles, o poder supremo está nas mãos de um só homem, sendo os demais membros do Estado seus agentes.
Na verdade, a palavra monarquia sempre foi usada desde os tempos da Grécia antiga ora em sentido mais restrito, ora mais amplo de que as definições filosóficas. Desta forma, o governo britânico, por exemplo, foi, conforme a época, parcialmente monárquico, parcialmente aristocrático, ou democrático, embora sempre tivesse sido chamado de monarquia.
A monarquia é chamada absoluta quando o monarca exerce "de fato" o poder supremo; quando ele exerce apenas uma parte do poder, mesmo que pequena, sendo sua autoridade limitada pelas leis ou costumes, é chamada monarquia constitucional.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting