sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leitura, Curiosidade e Vontade de criar.

Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), cada brasileiro lê pouco mais de dois livros por ano. Na Inglaterra, que tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo, a média chega a cinco livros anuais.

A pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2009, indica que, 55% dos entrevistados que não lêem nunca viram os pais lendo e 86% nunca foram presenteados com livros na infância.

Você já parou para pensar qual a importância da leitura na vida de uma pessoa?

A leitura nos ajuda a entender o mundo, e inclusive a nós mesmos, nos ajuda no desenvolvimento profissional e pessoal, além de aumentar nossa capacidade de comunicação. Quem já ficou triste ou feliz ao final de um romance, sabe o poder que um bom livro tem.

Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor. Porém, quando a leitura é tratada como obrigação, torna-se desagradável. “O verbo LER não suporta o imperativo.” – Afirma Daniel Pennac (autor francês). A partir desta linha, conseguimos analisar a leitura de uma forma mais crítica.

A criatividade é fruto da leitura, pois soltamos a imaginação, viajamos, criamos lugares, personagens, histórias. Ela precisa ser estimulada desde cedo!

Particularmente, uma das primeiras coisas que irei apresentar para meus filhos será o livro, e mostra-lhes como é gostoso “viajar” no mundo da leitura. Entretanto, o leitor tem que ter alguns direitos, como o de escolher o que ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Baseando-se nestes direitos, o leitor passa a respeitar e valorizar a leitura, criando-se assim, um vínculo, a leitura atrai o leitor, numa relação de amor, da qual ele não deseja desprender-se. E essa relação pode ser disseminada logo cedo, quando criança.

De acordo com a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) dos EUA, para cada criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros, equivale a 50 dólares a mais na sua futura renda.

Mesmo que não tenhamos o hábito da leitura, não é necessário que nossos filhos sigam este mau exemplo. Além de a criança crescer com o hábito da leitura, o vínculo familiar se estreita, risadas soltas no ar, emoções, enfim, uma experiência compartilhada com ela. Dê exemplo e comece a substituir alguns momentos em frente à TV pela leitura. As pesquisas mostram que quem começa a ler cedo tem mais chances de tornar-se um leitor assíduo.

Nos Estados Unidos, são muitas as campanhas pró-leitura. Uma delas, da Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation, www.readingfoundation.org), que reúne instituições voltadas à disseminação da leitura, tem um slogan que diz muito em poucas palavras: "Leia com uma criança. São os 20 minutos mais importantes de seu dia". Ou seja, não é preciso ler por muito tempo, mas é importante inserir a leitura na rotina da criança e da família.

Para compreender uma leitura, é necessário termos um prévio conhecimento de mundo, e para explicar isso, Leonardo Boff explica - “Cada um lê com os olhos que tem. E interpretam onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo.

Nós temos um material infinito de informação e cultura nas mãos, e por preguiça e falta de interesse, deixamos de lado, isso já virou questão social. É preciso de LEITURA, CRIATIVIDADE e VONTADE DE CRIAR e de PRODUZIR COISAS NOVAS.

“[...] a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”. - Paulo Freire

Por fim, a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva ao leitor ao conhecimento científico e o mais importante: o conhecimento do mundo, o qual refletirá em novos conhecimentos. Ajuda o leitor a aumentar seu vocabulário e suas expressões, o envolvendo com suas ideias, as quais lhe darão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na vida.
A leitura é um dos tópicos mais focados para formar a cabeça de uma pessoa, ela faz com que construamos e aprendamos a exercer cidadania desde cedo. Permite também o exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode exercer sua reflexão crítica e promove o debate de ideias... Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting