quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunismo

É a doutrina que preconiza a forma coletivista da economia social na qual se exclui a propriedade privada como meio de produção e se inclui a intervenção do Estado na distribuição dos bens de consumo. A genealogia do comunismo como doutrina de igualdade social e crítica às desigualdades associadas à propriedade individual pode encontrar suas raízes tanto na doutrina dos essênios como no evangelho de São Lucas, tanto em Platão como em São Tomás de Aquino. O grande teórico do comunismo foi Karl Marx (1818 - 1883), cientista social e economista alemão que, juntando-se a Friedrich Engels (1820 - 1895), lançaram em 1848, o Manifesto Comunista, no qual se encontra o conceito fundamental das suas concepções políticas. Foi este o manifesto que deu início ao comunismo como movimento político , em que se combinam a filosofia social, o método e os fins políticos. Para se chegar ao comunismo, Marx prevê um estágio intermediário de organização, o socialismo, que cria uma ditadura do proletariado, promove uma reorganização, da produção, de modo a que cada indivíduo dê sua contribuição de acordo com sua capacidade e receba segundo suas necessidades. Com o programa de reforma política, econômica e social (perestróika) iniciado pelo presidente soviético Mikhail Gorbatchov em 1985, que traz à tona divergências dos Estados Soviéticos, e com a queda do Muro de Berlim, é marcado o início da extinção do regime comunista no Leste Europeu, provocando uma crise mundial no partido.

Reflexão

Quando ouvimos falar em fim do comunismo, é bom lembrarmos que se hoje o regime não tem mais espaço no mundo globalizado, muitas das conquistas sociais tiveram origem em 1917, com a Revolução Russa.
A queda do Muro de Berlim, na Alemanha, marcou o fim do socialismo no mundo. Era o fim da bipolaridade Capitalismo X Comunismo representada pelos Estados Unidos e União Soviética, respectivamente. Mas a derrocada do socialismo não representou sua extinção total, pois ao longo do século XX os países capitalistas passaram a fazer concessões sociais até então inexistentes. Leis de direitos trabalhistas, assistência Médica e educação gratuita para todos foram alguns dos programas sociais adotados por países de orientação social-democrata. As conquistas sociais "Humanizaram" de certa forma os modelos de exploração até então existentes e permitiram direitos universais irrevogáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting